As tags heading (h1 – h6) foram criadas com o intuito de marcar pontos em destaque no seu conteúdo, mas nem sempre elas são usadas de forma adequada para fornecer ao usuário uma boa experiência na leitura.
Os mecanismos de busca definiram que as tags heading possuem um grau de importância no rankeamento, obedecendo a mesma filosofia que nós usamos, na leitura dos subtítulos de um texto por exemplo. Com este “peso” dado as tags heading, um profissional de SEO precisa saber como utilizá-las de forma clara e efetiva.
Como Usar facilmente sua tag
- A tag <h1> deve um resumo do que o usuário vai encontrar no texto;
- A tag <h2> deve abordar um conteúdo sub-seqüente do conteúdo da página;
- As demais tags obedecem a mesma filosofia.
É importante fixar que cada página deve conter um, e apenas um <h1> e também temos que lembrar que o Webmaster não pode de maneira alguma quebrar a hierarquia de “heading tags”, ou seja, depois de um <h1> implementa-se um <h2> e assim por diante, como no exemplo abaixo:
H1
- H2
- H2
- H3
- H4
- H4
- H3
- H3
- H2
Exemplo Prático
Suponha que você deseja fazer um site de vendas de carros chamado de carros.com.
<H1>A maior lista de carros novos, semi-novos e usados da internet </H1>
Observe no exemplo de H1 acima que foram utilizados algumas possíveis keywords do site e o texto está escrito de forma que o usuário consiga entender.
<H2>Venda de Carros da Marca FIAT</H2>
Já no texto do H2 temos algo mais especifico, ou seja é uma subseção do H1, e novamente colocamos algumas keywords do site no H2, isso ajuda e muito os motores de busca e o usuário a acharem o que eles precisam no site
<H3> Venda de Carros Fiat Punto </H3>
Assim como no H2, o H3 tem que ser um complemento do H# superior. E essa regra deve ser seguida até a tag H6.
O Poder das “Headling Tags”
O que acontece normalmente é que os Webmasters focam tanto importância ao H1 que se esquecem do poder que as tags H2, H3… H6 possuem. Vários testes recentes mostram que as tags H2 estão ganhando força no Google e assim vários websites estão perderndo uma grande oportunidade de atrair mais visitantes.
Ferramentas
Existem várias ferramentas na internet que auxiliam o Webmaster para validar se as tags heading estão corretas, mas a que destaco é o plugin Web Developer para o Firefox.
Com ele podemos verificar quais heading estão faltando, se eles estão preenchidos corretamente e outros dados.
Bem simples não? Espero que tenham gostado desta dica.
0 comentários:
Postar um comentário
seja bem vindo ao mundo do doutorblogs, e sendo asim espéro ser merecedor de suas amizades e lhe convido para visitar mais e ser um dos Seguidor de nosso blogs.
atenciosamente douotrblogs.