Quem trabalha com o sistema operacional Windows para desenvolvimento de sites e sistemas web, usando PHP e MySQL, frequentemente se depara com a necessidade de testar o seu trabalho num ambiente que replique as mesmas funcionalidades de um servidor real.
Muitos recorrem a um servidor de hospedagem, mesmo não sendo a alternativa mais prática e rápida. Poder testar localmente traz uma série de vantagens que otimizam o processo de trabalho, tornando mais ágil todo o processo de desenvolvimento e depuração de erros.
Para resolver esse problema entra em cena o WampServer, um ambiente de desenvolvimento web para Windows. Como as letras da sua sigla sugerem, ele inclui num único pacote o servidor web Apache, o PHP como linguagem de programação e o banco de dados MySQL.
O WampServer é a única solução que permite reproduzir de forma rápida e fácil um servidor de produção Linux em uma máquina que rode Windows. Seu uso é bastante intuitivo e permite utilizá-lo sem a necessidade de muitas alterações em seus arquivos de configurações.
Sua lista de funcionalidades é bastante extensa e permite, dentre outras funções, executar as seguintes tarefas com apenas um clique:
• Gerenciar os serviços do Apache e do MySQL;
• Utilizar mais de um release do PHP;
• Dar acesso remoto ao seu servidor de teste;
• Gerenciar os logs do servidor.
Instalando e usando o WampServer
A instalação, assim como o seu uso, é bastante simples. Basta acessar o site do WampServer e baixar o seu instalador. Uma vez baixado, é só executá-lo e seguir as instruções do programa. Todas as configurações necessárias para o correto funcionamento já são preenchidas automaticamente. A instalação padrão do WampServer inclui as releases mais recentes do Apache, do MySQL e do PHP.
Durante a instalação será criado um diretório chamado “www”, normalmente dentro do diretório “c:\wamp\”, que representa a raiz do seu servidor web. Basta criar um diretório para o seu projeto e colocar os arquivos PHP lá dentro. Para acessá-lo, basta apontar o seu navegador para o endereço http://localhost/[nome-diretório].
E é só isso. Com esses simples passos você passa a ter um servidor completo dentro do seu computador rodando o Windows, permitindo desenvolver e testar o seu site com toda a flexibilidade possível.
0 comentários:
Postar um comentário
seja bem vindo ao mundo do doutorblogs, e sendo asim espéro ser merecedor de suas amizades e lhe convido para visitar mais e ser um dos Seguidor de nosso blogs.
atenciosamente douotrblogs.