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3/11/2010

[doutorblogs] o interesse repentino por- blogs- no mundo corporativo- vem tomando as capas e as páginas principais de publicações.

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Buzz It

De um  tempos pra cá 2 a 3 anos, o interesse repentino por blogs no mundo corporativo vem tomando as capas e as páginas principais de publicações especializadas em negócios no Brasil. O Relações Públicas Steve Rubel revelou a importância de as empresas prestarem atenção ao que está sendo dito nos blogs a respeito delas. Seu trabalho é planejar estratégias para minimizar os prejuízos dos clientes diante de comentários negativos encontrados nos blogs.

interesse repentino por blogs

Segundo ele, os blogs são publicações espontâneas e imediatas que podem beneficiar ou comprometer uma companhia. Além disso, o executivo ressalta que 51% dos jornalistas norte-americanos lêem blogs. As gigantes IBM, GM e Microsoft contam com equipes e ferramentas para monitorar o que se está falando sobre elas nos blogs.De acordo com matéria de Terzian (2005), no web site da GM, há uma área chamada GM Blogs em que Bob Lutz, vice-presidente de desenvolvimento global da companhia, fala sobre os produtos da empresa.

Já James Finn, vice-presidente de comunicação corporativa da IBM classifica o blog corporativo como uma ferramenta de negócios de alto potencial. Para Carlos Eduardo Franco, consultor associado da consultoria TerraForum, os blogs corporativos têm dois objetivos: aproximar a empresa e o cliente, funcionando como uma ferramenta de marketing e de relacionamento, e criar uma rede de conhecimentos entre funcionários.

Em setembro de 2005, o Technorati contabilizou cerca de 5 mil blogs corporativos. Entre as empresas que mantém blogs, aparecem muitas empresas de informática, como a Microsoft, IBM, Sun, SAP, Macromedia e Oracle, Dell.

Há outras formas de exploração comercial dos blogs que se aproximam aos moldes da mídia tradicional: o anúncio em blogs de muita audiência. Em matéria divulgada no jornal O Sul, o jornalista Ricardo Noblat, que mantém um blog sobre política, diz que nos Estados Unidos deve haver umas 20 pessoas que vivem apenas da veiculação de anúncios em seus blogs. Em 2005, foram comercializados 100 milhões de dólares nesse tipo de anúncio no mundo todo.

O serviço AdSense do Google permite que os donos de blogs ganhem alguns centavos por clique em anúncios nos seus blogs. Ainda assim, os donos do blog mais popular do mundo, o Boing Boing, mantém atividades paralelas, a empresa Time Warner pagou 25 milhões de dólares pela Weblogs Inc., um conjunto de blogs. No entanto, o objetivo dos blogueiros não é de ganhar dinheiro, nem mesmo os dos blogs da mídia tradicional. A força do blog está em ser mais um canal de comunicação entre as empresas e seus públicos, como foi mostrado anteriormente.

E é exatamente por isso que os blogs merecem atenção: nunca os consumidores puderam se expressar com tamanha liberdade e alcance, o que pode representar oportunidades e ameaças para as empresas, pois sua reclamação ou elogio pode ser facilmente localizado nos mecanismos de busca específicos para blogs por consumidores interessados em determinadas marcas. Juntamente com os blogs, as redes de relacionamento (Orkut, Facebook, Linkedin, Twitter etc) e listas de discussão indicam que as instituições perderam o privilégio da informação, como aponta Ronald Mincheff, presidente da filial brasileira da Empresa de Relações Públicas Edelman. O executivo ainda aponta que as opiniões das pessoas comuns ganham cada vez mais credibilidade do que as veiculadas por um meio de comunicação. È melhor que uma noticia ruim venha por um Blog nosso do que por um Blog da Concorrente.

Entre as idéias para o que denomina blogmarketing estão:

a) Blogs como testemunhais de produtos ou serviços: empresas enviariam produtos ou serviços para autores de blogs populares que comentariam sua experiência no blog;

b) Blogs como objeto de conversação: na medida em que gerem links sobre comentários positivos sobre uma marca.

c) Blogs como parte de uma grande ação de marketing específica: blogs patrocinados falariam sobre o dia-a-dia de um consumidor em fase de experimentação de um novo produto ou serviço.

d) Relato de experiência do consumidor pós-compra: o exemplo dado é o caso de uma

construtora propor que os novos moradores de um prédio ou de um condomínio relatem seu dia-a-dia no endereço novo.

e) Blogs fechados para pesquisa qualitativa: para que as empresas captem experiências diárias de

consumidores que estejam testando produtos e serviços.

No livro Blog Marketing você pode ter uma idéia que como os blogs podem ajudar sua empresa, você pode realizar o Download do Ebook clicando aqui

No Brasil, a empresa de calçados Kildare se valeu do blog para testar a aceitação do novo conceito da campanha publicitária em meados do ano passado. Segundo Fernando Alano, diretor comercial da Kildare, futuramente o blog poderá ser utilizado para verificar a recepção de produtos novos por parte de quem utiliza o calçado.

Uma empresa que investe na criação e manutenção do seu conceito corporativo sabe que o diferencial competitivo está no grau de credibilidade que consegue suscitar na opinião pública. Essa credibilidade, por sua vez, não se traduz por ações esparsas de reconhecimento dos públicos organizacionais, mas por uma interface contínua que realmente leve em consideração as expectativas, as demandas e os focos de insatisfação desses grupos.

E pra encerrar encontrei um artigo na Web que faz muito sentido no quesito “ MINHA EMPRESA NÃO PRECISA DE UM BLOG.”

Está Disponível no IFD BLOG um artigo 12 razões porque as empresas não blogam

Vale apena dar uma conferida.

E você o que acha? As empresas hoje estão preparadas para Blogar? Deixa seu comentário ele é muito bem vindo.

 

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1 comentários:

Fernando Jordão on 13 de março de 2010 às 10:43 disse... ( Responder comentário )

A criatividade nas formas de utilização dessas novas ferramentas que aparecem não têm fim.
Os Blogs realmente estão desbancando a mídia corporativa exatamente pela interatividade.
Isto só ajuda o consumidor e a sociedade em geral, promovendo um equilíbrio nas relações - Consumidor x Empresa e contribui para o avanço da nossa civilização.
Excelente artigo. Muito inteligente a colocação.
Vou repassar agora mesmo para a minha comunidade no twitter.
Se quiser conferir a indicação é só me visitar em www.twitter.com/fernandolessarj.
Abraços.

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