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11/22/2009

"DOUTORBLOGS"COM, SEO utilizando o Google Analytics - Parte 01

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Olá, pessoal! Prosseguindo os artigos sobre práticas de SEO, veremos hoje algumas ferramentas do Google Analytics, com intenção de entender a navegação do usuário no nosso site e, assim, verificar possíveis mudanças e aprimoramentos.

Este artigo foi dividido em duas partes. Nesta primeira conheceremos as ferramentas e, na segunda, aplicaremos um exemplo prático com um site já existente.

Para começar, não deixe de ler os outros dois artigos sobre práticas de SEO já publicados:

Práticas de SEO no código

Práticas de SEO para imagens

Considerações Iniciais

Para se obter uma melhor prática e resultados com o SEO é imprescindível uma interação com o Google Analytics ou algum sistema de função semelhante. A partir desta interação, podemos levantar pontos importantes do projeto, não só de criação como de desenvolvimento. É necessário um layout planejado e sistema já devidamente adaptado para o Google Analytics conseguir ler o site de forma mais precisa.

Entendendo a Navegação do Usuário

Antes de começarmos uma análise de erros do aplicativo, é necessário desvendarmos e entendermos como o usuário navega no site. Desta forma descobriremos se o objetivo do projeto foi alcançado, se o produto Y está tendo o destaque planejado entre outras funcionalidades importantes. Para filtrar os resultados analisados é de grande valia conhecer o público alvo do cliente e saber se é realmente ele que está sendo atingido, como veremos mais detalhadamente dos próximos tópicos. Existem diversos dados importantes para levarmos em consideração, como:

* páginas de saída
* sites de referência
* mecanismos de busca
* links diretos
* porcentagens de cliques

Páginas de saída

Esta ferramenta é muito importante pois, a partir dela, podemos verificar quais as páginas mais rejeitadas pelo usuário. Podemos filtrar os resultados por navegador, sistema operacional, resolução do computador e etc. Ela é importantíssima para verificarmos incompatibilidades. Muitas vezes o usuário sai de uma página por um conteúdo ruim ou por incompatibilidade com o browser ou sistema. Por exemplo, se uma página especifica que 80% dos usuários que utilizam Internet Explorer 6 acabam saindo, provavelmente ocorre um tipo de incompatibilidade.

Esta ferramenta pode ser encontrada no Google Analytics em Conteúdo - Principais Páginas de Saída - Conteúdo - Conteúdo Principal

Sites de Referência

Outra ferramenta importante, com ela podemos ver a repercussão que o site está tendo na web. Podemos observar quantos visitantes vieram de links variados (redes sociais, banners, citações e outros sites). Caso o site seja citado, por exemplo, em um blog, indica quantos visitantes vieram daquele determinado endereço e podemos simular a navegação destes visitantes. Assim, podemos descobrir se os visitantes deste blog consumiram algo no site ou apenas visitaram, com isso podemos analisar se é válido investir em uma campanha neste site, se ela traria lucros de alguma forma.

Podemos no próprio Google Analytics criar links para campanhas específicas, que faz um filtro extremamente preciso de uma campanha na internet (de banners, por exemplo). Inserindo o link gerado em um banner, você pode analisar onde este banner foi citado e todo impacto que ele causou, filtrando apenas para esta determinada campanha (vendo onde ela foi citada, sites que referenciaram ela e etc).

Para ver e filtrar os resultados:

Fontes de Tráfego - Sites de referência

Como criar links para uma campanha específica:

http://www.google.co...br&answer=55578

Mecanismos de busca

Outra ferramenta importante. É a partir dela que saberemos com que palavras os usuários estão chegando ao nosso site (a partir de buscadores) e em que palavras devemos investir. A métrica é bem simples, divide por navegadores e palavras buscadas. Por exemplo, 200 visitas vieram do Google após terem buscado pela palavra-chave "música". Com isso podemos analisar se a palavra comprada no AdWords foi válida e se existe alguma palavra necessitando uma maior atenção e investimento, não só em anúncios/adwords como em tags e planejamento básico de SEO.

Você encontra esta opção no Analytics em:

Fontes de Tráfego - Mecanismos de Busca

Links diretos

Uma ferramenta importante, porém muitas vezes 'enganadora'. Com ela descobrimos quantos usuários acessam o site diretamente (digitam o endereço no navegador, sem efetuar busca). De uma certa maneira, é possível visualizar a fidelidade do seu público, após o site se tornar conhecido e bem visitado; porém, para sites menores é um grande risco. Se o site recebe 100 visitas únicas por dia e 90 são links diretos, possivelmente o site esta com página inicial nos computadores da empresa. Casos como este são comuns de ocorrer.

Com esta ferramenta também podemos perceber uma futura queda no site, caso os usuários venham grande parte de links diretos e poucos de buscadores ou indicações. Nestes casos é necessário um maior investimento em SEO e campanhas ou mesmo uma reformulação de conteúdo. Para descobrirmos se este público que acessa diretamente é fiel e não usa o site apenas como página inicial, podemos observar a taxa de rejeição e tempo de permanência dele no site.

Você encontra no Google Analytics em Fontes de Tráfego - Tráfego Direto

Porcentagem de Cliques

Um aplicativo extremamente útil. Sabendo usá-lo, torna-se uma ferramenta poderosa para fazer um levantamento da navegação do site. Esta ferramenta acessa literalmente o seu site e exibe, com porcentagens e números de cliques, onde os usuários clicam ao entrarem no aplicativo. Com isso podemos simular uma navegação perfeita do usuário. Se acessarmos uma página específica, vai sinalizar como os usuários navegam nela. Assim podemos descobrir se o destaque planejado no layout esta realmente sendo eficaz ou descobrir um produto acessado que não tem a atenção merecida no site. As descobertas são inúmeras e varia de acordo com cada projeto. Para esta ferramenta, em especial, é de extrema importância o site estar bem diagramado e dentro das 'boas normas' de SEO, tudo auxilia muito na leitura do site.

Onde se localiza no Google Analytics: Conteúdo - Cobertura do Site

Considerações Finais

Estas são as principais ferramentas para entendermos como o usuário navega no site, lembrando que existem diversas outras, porém é importante entendermos como filtrar as informações necessárias e a partir disso tirarmos conclusões para aprimoramento do site em todos os sentidos, sistemas, layout e campanhas para divulgação.

Encerrando, gostaria de divulgar uma das maiores empresas de hospedagem do Brasil e do mundo, sempre apoiando profissionais da área de tecnologia e inovando no mercado! Parabéns também para toda equipe da Hostdime!

E quero aproveitar para parabenizar toda a equipe da FDD / EDGY onde trabalho, pelos inúmeros prêmios que conseguimos conquistar nestas últimas semanas! Com o site Banana Café, Chevrolet Agile, Lezanfan e tantos outros! Valendo um agradecimento especial para a AG2, grande parceira de projetos! Um agradecimento especial para todo o pessoal da equipe! Grande energia!


Práticas de SEO no código

Olá, pessoal! Vamos continuar hoje a falar de SEO, prosseguindo o que começamos no artigo anterior, quando falamos sobre Práticas de SEO para imagens. Nos próximos textos ainda vamos falar de Analytics, uma com as ferramentas básicas e outra como retirar as informações necessárias e aplicar na prática em nosso site!
Agradeço ao carinho dos meus leitores pelo último artigo e novamente ao meu amigo Rafael Comin, que já está escrevendo aqui para o iMasters, dêem uma conferida no artigo dele que vale muito a pena!
Antes de começar o artigo, gostaria de passar dois canais de comunicação que tenho com meus leitores, tanto para tirar dúvidas, quanto para conhecer gente nova. Quem quiser me seguir no Twitter, trocar algumas palavras, experiências ou mesmo tirar dúvidas: @ravielcarvalho. Também tenho um grupo no MSN, criado faz algum tempo, já possui centenas de leitores, sempre que quiser conhecer gente nova da área e conversar, só adicionar no MSN: mgroup47555@hotmail.com. Além disso tudo, usem também os comentários aqui!
Vamos lá!
Na hora de começar o desenvolvimento, é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes, que ajudam a organizar e estruturar o site para os mecanismos de busca:

MetaTags

As metatags que são responsáveis por definir como será a exibição do seu site nos buscadores e são uma peça fundamental para um bom funcionamento. Elas precisam ser planejadas, levando em consideração vários pontos importantes.
Elas são caracterizadas pela tag META, devem estar dentro da tag HEAD e devemos ter pelo menos três delas em nosso código. O que vai definir a função de cada uma é o parâmetro NAME e o seu valor será dado pelo parâmetro CONTENT, como no exemplo abaixo:
<META NAME="nomedoparametro" CONTENT="descricao">
Existem três itens importantes que devem ser utilizados em metatags separadas, são eles: AUTHOR, DESCRIPTION e KEYWORDS. Estes itens devem ser aplicados no parâmetro NAME, como no exemplo abaixo:
<META NAME="author" CONTENT="descricao">
<META NAME="description" CONTENT="descricao">
<META NAME="keywords" CONTENT="descricao">
AUTHOR - Menciona o criador da página. Algumas vezes a melhor opção é deixar o nome do próprio cliente, pois vai fornecer um retorno melhor para ele. Em outros casos utiliza-se a agência responsável como criadora.
DESCRIPTION - É a descrição que vai aparecer na busca orgânica dos navegadores (resultados que não são pagos/patrocinados). Deve ser algo curto e direto, não passando de 260 caracteres.
KEYWORDS - São as palavras-chave do site. Utilizando muitas palavras, não significa que terá melhores resultados. O número de palavras varia de cada projeto, o aconselhável seria em média 5 palavras, separadas por vírgula. De alguns anos para cá o Google não aceita lê mais as Keywords em suas buscas, por serem usadas de forma irregular, mas outros buscadores menores ainda aceitam.

Exemplo:
<META NAME="author" CONTENT="HostDime">
<META NAME="description" CONTENT="Revenda de Hospedagem de Sites com cPanel e WHMCS, Hospedagem de Sites,Servidores Dedicados em Data Center Próprio. Streaming. Suporte 24horas."><META NAME="keywords" CONTENT="web, host, hospedagem, sites, revenda, servidores">
Também é interessante salientar que estas tags podem vir do banco de dados, como palavras mais colocadas pelo cliente ou semelhante. Como também podem variar de página para página. Caso eu queira dar ênfase a um produto em específico, posso criar tags personalizadas somente para aquela página.

Estrutura

Com o avanço da tecnologia, os buscadores utilizam filtros avançados para detectar a relevância do site. Um código organizado e limpo conta pontos para melhores resultados na busca orgânica. Com todas as imagens e itens devidamente nomeados e com as tags recomendadas, ocorre uma melhor "leitura" do site.

Taxa de Rejeição

Na prática, isso exerce uma grande influência. Os mecanismos de busca levam em conta diversos fatores para o posicionamento de seus resultados e, entre eles, a taxa de rejeição é um dos mais importantes. Caso o usuário tenha entrado no seu site, logo após saído e seguido para outro na mesma busca, indica que seu site não possui conteúdo relevante sobre a palavra-chave buscada e conta um ponto negativo para seu posicionamento. O site tem que possuir um conteúdo planejado e ligado com as palavras escolhidas para a campanha. Isso não cabe somente para o site, como também para páginas específicas. Um determinado produto pode 'sumir' dos buscadores por sofrer alto item de rejeição.
Uma interação com o Analytics ou programa semelhante é extremamente necessária para mensurar os resultados e ver que páginas do site podem ser melhoradas ou como ocorre a navegação do usuário, se o produto desejado está tendo o destaque que foi planejado desde o início, entre outros dados. Caso o site seja bem monitorado e todas as páginas estudadas, o resultado final pode surpreender.

Curiosidade: Até mesmos fatores 'simples' influenciam nos mecanismos de busca. Um deles, por exemplo, é o tempo de registro de seu domínio. Em alguns buscadores, domínios assinados por 10 anos têm prioridade sobre domínios assinados por apenas 1 ano. Domínios concorridos têm sua assinatura 'prolongada' e isso leva o buscador a deduzir que ele possui um conteúdo relevante e um público maior.

BlackSEO

Hoje, muitos sites utilizam formas de BlackSEO para se destacarem em mecanismos de buscas. Vale lembrar que estas formas de SEO são proibidas e normalmente os sites são banidos dos resultados orgânicos (não pagos) das buscas. Um famoso caso é o da BMW, que teve uma campanha totalmente banida dos buscadores por ter utilizado formas de BlackSEO em seu código, comprometendo o rendimento da campanha como um todo.
Essa é uma forma de usar a 'boa fé' dos navegadores para 'usurpar' posições, utilizando descrições e parâmetros que lembrem outra marca ou conteúdo não relevante ao site, para 'roubar' visitas, ou mesmo utilizando as práticas de SEO de modo inadequado, com intenção de burlar o sistema do buscador. Por exemplo, domínios semelhantes aos originais, hoje já é uma forma de lucro. Não que seja proibido, mas se eu usar este domínio com planejamento de SEO para aparecer junto com o original, já existem irregularidades. Por exemplo, o domínio twiter.com.br é semelhante ao twitter.com. Caso eu faça o usuário buscar por 'twitter' e aparecer o TWITER na busca, com maior destaque, o site corre o risco de ser banido.
Uma das maneiras mais conhecidas é repetir a mesma palavra dezenas de vezes, da mesma cor do fundo e com fonte minúscula. Antigamente era muito usado, hoje em dia é algo extremamente proibido pelos maiores buscadores.
Curiosidades: BlackSEO x Textos
É muito comum receber de clientes textos não revisados ou com ortografia péssima. Excessos de pleonasmos ou a mesma palavra repetida diversas vezes em um texto curto, pode ser considerado BlackSEO. É sempre interessante, antes de "jogar" um texto ou mesmo no CMS, revisar excesso de palavras repetidas ou se o mesmo "martelado", repetido.
Para finalizar, gostaria de agradecer à HostDime, uma das maiores no que faz no Brasil e que sempre apóia muito os meus projetos!
Até a próxima!
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